Bom dia! Por dificuldades técnicas ainda não nos foi possível disponibilizar online algumas das comunicações, pelo que pedimos desculpa. Estamos a tentar resolver o problema.
Bom dia professor Gonçalo. No desenvolvimento do trabalho investigativo realizado, foi considerado a possibilidade do envolvimento de outros professores/disciplinas na perspectiva de ampliar o olhar investigativo dos estudantes? Poderias comentar um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento de atividades investigativas na escola? Obrigado.
Boa tarde! Nesta atividade não foi considerado o envolvimento de outras disciplinas porque a mesma foi desenvolvida aquando da realização de duas ações de formação sobre IBSE! Neste sentido a planificação e aplicação da atividade foi realizada num curto período de tempo. A visita de estudo ao jardim botânico nesta escola envolveu as cinco turmas de alunos da escola do 8.º ano, mas a metodologia de IBSE só foi aplicada nas minhas duas turmas, sendo que os resultados dizem respeito apenas a uma turma. As colegas que trabalhavam com as outras três turmas realizaram a visita aplicando um guião mais dirigido que eu tinha desenvolvido anteriormente. O ideal seria que as investigações envolvessem o mais disciplinas possíveis para da uma perspetiva da ciência mais integradora, multidisciplinar e realista. A aplicação de atividades investigativas é fundamental mas nem todas as pessoas estão preparadas para realizar o trabalho de preparação que este tipo de atividades implica e também nem todos os professores estão disponíveis para sair da sua área de conforto e arriscar um pouco! Em Portugal os programas/metas curriculares são muito extensos e Às vezes essa é uma desculpa para a não realização de atividades investigativas mas este tipo de atividades acaba por integrar uma panóplia alargada de conteúdos e competências e acabam por ser mais uma solução do que um problema quanto ao "suposto" cumprimento programático! Obrigado pelas suas questões!
Olá, bom dia! Gostaria de assistir a apresentação do paper 62 e 64
ReplyDeleteBom dia! Por dificuldades técnicas ainda não nos foi possível disponibilizar online algumas das comunicações, pelo que pedimos desculpa. Estamos a tentar resolver o problema.
ReplyDeleteBom dia professor Gonçalo. No desenvolvimento do trabalho investigativo realizado, foi considerado a possibilidade do envolvimento de outros professores/disciplinas na perspectiva de ampliar o olhar investigativo dos estudantes? Poderias comentar um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento de atividades investigativas na escola? Obrigado.
ReplyDeleteBoa tarde! Nesta atividade não foi considerado o envolvimento de outras disciplinas porque a mesma foi desenvolvida aquando da realização de duas ações de formação sobre IBSE! Neste sentido a planificação e aplicação da atividade foi realizada num curto período de tempo.
ReplyDeleteA visita de estudo ao jardim botânico nesta escola envolveu as cinco turmas de alunos da escola do 8.º ano, mas a metodologia de IBSE só foi aplicada nas minhas duas turmas, sendo que os resultados dizem respeito apenas a uma turma. As colegas que trabalhavam com as outras três turmas realizaram a visita aplicando um guião mais dirigido que eu tinha desenvolvido anteriormente.
O ideal seria que as investigações envolvessem o mais disciplinas possíveis para da uma perspetiva da ciência mais integradora, multidisciplinar e realista.
A aplicação de atividades investigativas é fundamental mas nem todas as pessoas estão preparadas para realizar o trabalho de preparação que este tipo de atividades implica e também nem todos os professores estão disponíveis para sair da sua área de conforto e arriscar um pouco!
Em Portugal os programas/metas curriculares são muito extensos e Às vezes essa é uma desculpa para a não realização de atividades investigativas mas este tipo de atividades acaba por integrar uma panóplia alargada de conteúdos e competências e acabam por ser mais uma solução do que um problema quanto ao "suposto" cumprimento programático!
Obrigado pelas suas questões!
Obrigado pelo retorno, felicidades.
ReplyDelete